domingo, 10 de agosto de 2014

Caos em Fuji entrega vitória ao Honda NSX e Subaru BRZ na quinta etapa da SUPER GT

Depois de uma corrida imensamente mediada pela chuva, com uma demorada bandeira vermelha na primeira parte e um incansável safety car de prontidão, sempre disposto a entrar quando caía o dilúvio (supostamente causado em partes pelo tufão "halong", que se aproximou do Japão neste fim de semana), terminou vitorioso, na GT500, um Honda NSX: o #18 Weider Modulo NSX CONCEPT-GT da DOME levou a melhor, largando na sexta posição, Naoki Yamamoto buscou de "cabo a rabo" cada um dos cinco primeiros colocados e não ousou em sair da primeira colocação e entregar o carro à Frederic Makowiecki, este de volta ao campeonato, substituindo o indyanista J.K. Vernay. Apesar de ter quadriculado com o safety car na pista, foi uma performance invejável do híbrido da GT500, fadado a baixas nas três primeiras corridas do ano.
O "mito" Kamui Kobayashi estava presente na corrida apoiando o TeamUKYO
Além de Kamui Kobayashi, quem estava presente pra acompanhar a corrida
era André Lotterer
Na classificação final, o #18 Weider NSX foi seguido pelo #23 MOTUL AUTECH GT-R, do aniversariante Ronnie Quintarelli e do japonês Tsugio Matsuda, o melhor dos GT-R. Em terceiro, uma surpresa: outro NSX, mas nada mais nada menos que o de Satoru Nakajima – o team director da NAKAJIMA RACING finalmente viu seu carro nas primeiras colocações, melhor ainda: no pódio! O #32 Epson NSX CONCEPT-GT, de Daisuke Nakajima/Bertrand Baguette, largando na 11ª colocação, se encontrou na terceira colocação, depois de uma boa estratégia após a parada e de um nocaute nos donos da casa: os Lexus RC F. Por falar neles, o melhor colocado na corrida foi o #36 PETRONAS TOM'S RC F do outro filho de Satoru: Kazuki Nakajima, e do seu companheiro James Rossiter, mesmo levando um drivethrough penalty pela alta velocidade enquanto o safety entrou na pista.

Foi a corrida dos NSX, apesar do pole position, o #17 KEIHIN, despencar aos poucos e terminar na quarta colocação. O azulão da REAL RACING foi protagonista, junto ao #8 ARTA e #100 RAYBRIG, de uma ótima batalha pelo terceiro lugar, antes que outro NSX acabasse tomando esta terceira posição.
O brasileiro João Paulo de Oliveira e seu companheiro Hironobu Yasuda fizeram o que pôde, chegaram a encrustar a primeira colocação por um tempo, antes que parassem para troca. Mas o alto peso do carro fez com que cada vez mais o azulão da IMPUL despencasse até que fixou-se na oitava colocação – nada mal para eles, pois seu grande rival na classificação (ainda líder do ranking), o #37 KeePer TOM'S RC F, terminou na nona. A turma de Kazuyoshi Hoshino pode não ter feito a corrida que queria, mas os dois conquistaram pontos importantes que podem definir o campeonato daqui em diante.
Já na GT300, nada surpreso na primeira colocação: deu #61 SUBARU BRZ R&D SPORT, que sequer deu chance para os concorrentes, mesmo após a bandeira vermelha e as intervenções do safety car. Ressalve o que acontecerá atrás: as duas SLS da GAINER protagonizaram um dos momentos mais legais da GT300 nesta corrida em Fuji, em uma briga acirrada pelo top 5. Das duas, quem terminou bem no fim, foi a #10 de Katsuyuki Hiranaka e Bjorn Wirdheim, em segundo. Surpresa também na terceira colocação final: mais uma vez, deu Lamborghini Gallardo no pódio da GT300. A turma da JLOC comemora o feito de Shinya Hosokawa e Koji Yamanishi, com a #86 CrystalCroco, beneficiado pela chuva e pelos erros dos concorrentes.
O PRIUS GT da apr foi nocauteado em sua própria casa pelo BRZ, mas ao menos conseguiu terminar na sexta colocação. Apesar da festa da Honda na GT500, deu tudo errado na GT300: um erro de estratégia no fim da corrida (quando algumas equipes optaram por por slicks em seus carros, mal sabendo que a chuva voltaria pouco depois) acabou prejudicando a corrida do Honda CR-Z GT da ARTA. O #55 vinha de forma saudável – se não me engano – na quarta colocação. O #0 da MUGEN também foi prejudicado e os dois terminaram próximo das últimas colocações.
A próxima corrida são os famosos 1000km de Suzuka, disputado no fim deste mês. Oliveira e Yasuda seguem na segunda colocação do ranking de pilotos com 47 pontos. Seus rivais Andrea Caldarelli e Daisuke Ito estão na frente com 51. E os dois precisam tomar cuidado com Matsuda e Quintarelli, que depois da vitória em Autopolis e deste segundo lugar em Fuji, estão em terceiro com 42.

Na GT300, Hiranaka e Wirdheim, depois desta corrida, saltam para a primeira colocação com 52 pontos. A turma da Hatsune Miku Z4 despenca pra segundo lugar com 48 e, com a vitória do SUBARU BRZ nesta corrida, a dupla Kota Sasaki e Takuto Iguchi vão pra terceiro com 35.

RESULTADO DA GT500
RESULTADO DA GT300
RANKING DA GT500 (PILOTOS)
RANKING DA GT300 (PILOTOS)

RANKING DAS EQUIPES (GT500)
RANKING DAS EQUIPES (GT300)

Nenhum comentário:

Postar um comentário