quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DOME apresenta o novo Toyota 86 e o Fórmula 4 F110

A DOME acaba de apresentar em uma conferência organizada pela GT-Association o seus novos veículos para o programa 2015 de SUPER GT e Fórmula 4.
O novo GT da DOME trata-se de um projeto completamente diferente do que vem sendo visto. O Toyota 86 GT (originalmente chamado de M101-86) passará a ser o primeiro carro dentro do novo regulamento da GT300, que foi construído diretamente sob o chassi original do carro de rua, uma proposta inovadora para combater a concorrência dos FIA-GT3, que estão cada vez mais tirando de cena os tradicionais "JAF-GT" da segunda classe do maior campeonato de turismo da Ásia.

O carro, apesar de ser montado sob o chassi original de rua, foi completamente revestido em fibra de carbono e formas que atendem ao regulamento da categoria em que se encaixa. Foi confirmado que o carro será equipado por um V8 de 4.5 litros naturalmente aspirado com um disco triplo de embreagem acoplado a uma caixa de transmissão paddle-shift avaliada em seis velocidades. Segundo a DOME, o carro passará a ter o mesmo custo de desenvolvimento de um FIA-GT3, visto que os modelos anteriores do JAF-GT são muito mais custeáveis. A previsão é que o carro faça sua estreia no SUPER GT em 2015, mas seu desenvolvimento poderá começar no fim desse ano.
Ao mesmo tempo, também fora apresentado o novíssimo DOME F110, o novo carro da FIA Formula 4. O novo chassi, destinado a categoria de jovens pilotos, é revestido em fibra de carbono e possui características comparáveis a de um F3. O motor será um 4 em linha de 2 litros naturalmente aspirado da TOM'S, que pode chegar aos 150hp sem muito esforço.

Foi divulgado também que a FIA F4 pode ser uma categoria de apoio da SUPER GT no próximo ano, fora uma possibilidade do pequeno campeonato passar a ser regional.

3 comentários:

  1. 0 chassi do Toyota 86 não é o original, é um monochoque em fibra de carbono que dispensa a utilisação de honeycomb na estrutura, com isso a Dome reduziu custos, mais informações no facebook da Dome.

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    1. Obrigado pela resposta, mas o chassi ainda sim veio direto da versão de rua, diferente das últimas bolhas do JAF-GT. A equipe simplesmente "depenou" o chassi e o revestiu inteiro em fibra de carbono e atendeu o regulamento da classe com o monocoque, os fender flares, o splitter, a enorme asa, etc. É uma nova manjada para combater os FIA-GT3, que cada vez mais estão sendo a preferência no Japão. Continue acompanhando o blog!

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    2. Amigo o chassi é um monocoque em fibra de carbono semelhante ao usado na DTM e aos novos Super GT 500, foi construido pela Toray Carbon Magic co. ltd, divisão de composite da Dome que no inicio do ano foi adquirida pela Toray, eles também construirão os novos chassis da GT500, segue o link do site da dome, la tem tudo bem explicado como eu descrevi, e as fotos do chassi também.
      http://www.dome.co.jp/news/news/dt_138.html
      http://www.dome.co.jp/news/news/upimg/20140829_07.jpg

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