Sob a temida chuva, que provocou uma reação inesperada no grid das duas classes (metade do grid foi para o pit lane logo na volta de abertura), o vencedor da quarta rodada da SUPER GT, na GT500, acabou sendo o #1 ZENT CERUMO RC F, da turma campeã nesta mesma classe, ano passado, com o SC430.
A dupla Kohei Hirate e Yuji Tachikawa fizeram uma ótima prova consistente na primeira posição herdada do RC F pole position de SUGO, o #36 PETRONAS TOM'S RC F, que teve um fim até que considerável. A dupla do principal carro da TOM'S (Kazuki Nakajima/James Rossiter), apesar dos erros e stints demorados ao longo da prova, sempre ameaçada pela garoa, persistiram e terminaram na quarta posição da GT500. A TOM'S ainda teve seu segundo carro terminando no pódio. O #37 KeePer TOM'S RC F tentou, mas não conseguiu superar os rivais da CERUMO e o carro de Andrea Caldarelli e Daisuke Ito terminou na segunda posição à 1 minuto e 20 segundos do primeiro colocado. Nada mal para eles, pois com este resultado, acabam que por liderar o campeonato dos pilotos com 49 pontos.
Um dos outros RC F bem colocados na corrida, o #6 ENEOS do Team LeMans, junto dos outros RC F exceto o #36, preferiu manter seu carro com os slicks no início. Antes de sua segunda parada na corrida, o carro liderou, mas foi superado e não conseguiu ir além e terminou no meio - quinta posição. A surpresa desta corrida fica por conta do Honda NSX CONCEPT-GT, que após três corridas completamente desastrosas, teve ao menos um bom representante na terceira colocação.
O #17 KEIHIN NSX-GT, numa estratégia exemplar e disposto a competir frente a frente com os primeiros colocados, demonstrou força após a segunda troca e "papou", assim dizendo, os Lexus RC F e os Nissan GT-R que disputavam da terceira colocação para baixo. Ressalvo o melhor momento deste carro, faltando duas voltas, ter conseguido buscar o #36 PETRONAS RC F e terminar na terceira colocação. O melhor desempenho do NSX em corrida da SGT esse ano. O #100 RAYBRIG, que foi o segundo melhor no qualifying, mas terminou na 11ª colocação.
João Paulo de Oliveira cedendo entrevista ao SUPER GT Plus no qualifying |
É considerado que não foi um bom final de corrida para os GT-R, muito menos para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Apesar de ter galgado uma boa e considerável quarta posição ao longo da corrida, demonstrando força pelo pódio, JP acabou por ter que enfrentar outro GT-R do grid – o #46 S Road MOLA GT-R com Satoshi Motoyama abordo, que lhe tirou o honroso quarto lugar e a chance de subir ainda mais na classificação ao lado de seu companheiro Hironobu Yasuda. Como se não bastasse, a precária condição "wet" do circuito prejudicou o azulão da IMPUL, que terminou na distante nona colocação. Resultado que deixa os pilotos do mestre Kazuyoshi Hoshino à 5 pontos dos novos líderes já mencionados. O #46 terminou em sétimo – é o melhor GT-R colocado – e os outros (#24 D'station e #23 MOTUL AUTECH) terminaram em 10º e 14º.
Em uma corrida qualquer da SUPER GT, não seria improvável escutar de alguém uma frase clássica como "Não é todo dia que um desses ganha por aí". É o que aconteceu hoje, na etapa mais chuvosa da temporada – as preces permitiram que uma das Lamborghini's da JLOC vencesse a dura corrida em SUGO. O #88 ManePa LAMBORGHINI GT3 (estranhamente é assim como ele chamado nas classificações, mas na telemetria da corrida, aparece apenas "ManePa Gallardo") é pilotado pelo carismático Manabu "Max" Orido e também simpático Takayuki Aoki, dois veteranos que estão no campeonato desde que ele era conhecido como JGTC.
A constatação de fatos comprova que sim, é um momento raro, porque a última vitória de uma Lamborghini na classe teria sido em 2006, na primeira etapa daquela temporada em Suzuka. Este ano, os veteranos do campeonato foram beneficiados da sorte da quebra da #11 GAINER SLS, que após um toque involuntário no WAKO'S Vantage na entrada da primeira curva da pista, acabou por quebrar o eixo dianteiro direito a asa gaivota e foi retirada quando entrou no pit lane. A Vantage mencionada foi líder até que a bateria de trocas no meio da prova começou, e quem se saiu melhor no "troca-troca", claro, foi a #88 ManePa Gallardo. Em segundo, chegou uma outra SLS, da LEON. A terceira posição foi posta por Richard Lyons (outro veterano do clube) e Tomonobu Fujii, que pilotam o único Audi R8 LMS ultra da GT300.
Em quarto lugar chegou o #30 IWASAKI apr GT-R GT3, aquele mesmo do acidente em Autopolis. Um fato curioso envolvendo este carro, em SUGO, é que ele foi atingido por outra SLS da GAINER, na mesma curva de antes e, consequentemente, a mesma linha tomada pela #11.
Apesar de não terem terminado na zona de pontuação, a dupla do TeamUKYO ainda lidera o campeonato de pilotos com 40 pontos. Para acalmá-los, a GAINER também não sobe um pontinho sequer, já que foram os primeiros a abandonar e continuam com os 37 pontos. Para fechar o TOP 3 da classificação da GT300, a #7 Studie Z4 subiu no ranking e ocupa a terceira colocação com 26 pontos.
RESULTADO DA GT500
RESULTADO DA GT300
RANKING DOS PILOTOS AQUI
RANKING DAS EQUIPES AQUI
A constatação de fatos comprova que sim, é um momento raro, porque a última vitória de uma Lamborghini na classe teria sido em 2006, na primeira etapa daquela temporada em Suzuka. Este ano, os veteranos do campeonato foram beneficiados da sorte da quebra da #11 GAINER SLS, que após um toque involuntário no WAKO'S Vantage na entrada da primeira curva da pista, acabou por quebrar o eixo dianteiro direito a asa gaivota e foi retirada quando entrou no pit lane. A Vantage mencionada foi líder até que a bateria de trocas no meio da prova começou, e quem se saiu melhor no "troca-troca", claro, foi a #88 ManePa Gallardo. Em segundo, chegou uma outra SLS, da LEON. A terceira posição foi posta por Richard Lyons (outro veterano do clube) e Tomonobu Fujii, que pilotam o único Audi R8 LMS ultra da GT300.
Em quarto lugar chegou o #30 IWASAKI apr GT-R GT3, aquele mesmo do acidente em Autopolis. Um fato curioso envolvendo este carro, em SUGO, é que ele foi atingido por outra SLS da GAINER, na mesma curva de antes e, consequentemente, a mesma linha tomada pela #11.
Apesar de não terem terminado na zona de pontuação, a dupla do TeamUKYO ainda lidera o campeonato de pilotos com 40 pontos. Para acalmá-los, a GAINER também não sobe um pontinho sequer, já que foram os primeiros a abandonar e continuam com os 37 pontos. Para fechar o TOP 3 da classificação da GT300, a #7 Studie Z4 subiu no ranking e ocupa a terceira colocação com 26 pontos.
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