A primeira etapa da SUPER GT esse ano começa no dia 5 de abril, em Okayama. Desde então, estão sendo feitos testes coletivos nessa mesma pista, em Suzuka, em Fuji e uma sessão malaia em Sepang.
Durante esse tempo, também, foram anunciados os programas oficiais das equipes da GT500 e da GT300. No caso da ultima classe, nem todas ainda confirmaram seus pilotos, assim como não confirmaram seus carros.
A começar pela GT500, como todos sabem, a NISMO vai com o #1 esse ano, por ser a atual campeã da classe, com o MOTUL AUTECH GT-R, que para defender o título, volta a ser pilotado por Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli. A IMPUL também mantém os mesmos pilotos de antes, no caso, o brasileiro João Paulo de Oliveira e o japonês Hironobu Yasuda, ambos no GT-R #12. A MOLA também continua com o mito Satoshi Motoyama e Masataka Yanagida no #46.
|
É assim que veremos o MOTUL AUTECH GT-R esse ano |
A única equipe da Nissan na GT500 que teve uma mudança relevante foi a Kondo Racing. Michael Krumm, que aceitou ser piloto full season da Nissan no WEC, deixa a classe – novamente – e cede lugar a ninguém menos que Lucas Ordonez, o primeiro graduado do GT Academy, que ano passado guiou pra NDDP Racing na GT300. Ordonez fará parceria com Daiki Sasaki no GT-R #24 patrocinado pela D'station.
Na Lexus, a coisa está mais bagunçada. As duas únicas equipes que mantém o mais do mesmo, é o Team LeMans e o Team Bandoh, que continuam sendo pilotados por Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto e Juichi Wakisaka/Yuhi Sekiguichi, respectivamente. Certamente, a mudança mais relevante da Lexus foi a saída de Kazuki Nakajima, que preferiu ser full season, assim como Krumm, no WEC, pela Toyota Racing. No seu lugar entra Daisuke Ito, para ser companheiro de James Rossiter no PETRONAS TOM'S RC F #36.
E com a saída de Daisuke Ito do carro #37, quem entra no seu lugar é Ryo Hirakawa, com Andrea Caldarelli sendo mantido. A CERUMO também apresenta mudanças, com o novo companheiro de Yuji Tachikawa sendo Hiroaki Ishiura, que trocou de lugar com Kohei Hirate, este indo pra SARD e sendo companheiro de ninguém menos que Heikki Kovalainen.
Há também boas mudanças na Honda, a começar pela DOME, que muda de numero (de #18 nos anos anteriores, vai pra #15 esse ano) e também um dos patrocinadores. Sai a Weider e entra a Drago – a confirmar se a pintura da equipe mudará drasticamente. Os pilotos da DOME serão Takashi Kogure e Oliver Turvey, este com estreita relação com a McLaren na Fórmula 1, aí já viu, né? É um bom nome, de qualquer forma.
Outra mudança notória é na ARTA, que na GT500, não conta mais com o ex-F1 Vitantonio Liuzzi, entrando em seu lugar Nojiri Tomoki, Kosuke Matsuura, que continua na equipe. Hideki Mutoh sai da Kunimitsu e entra na vaga deixada por Toshihiro Kaneshi, até então parceiro de Koudai Tsukakoshi, este mantido na REAL RACING, do KEIHIN NSX #17. A equipe de Satoru Nakajima muda de numero e vai com o #64, numero esse sendo utilizado pela ultima vez há mais de dez anos atrás, mas mantém os mesmos de antes: seu filho Daisuke Nakajima e o belga Bertrand Baguette, E com a ida de Takashi Kogure pra DOME, quem ocupou seu lugar na Kunimitsu foi Naoki Yamamoto, que conta agora com parceria de Takuya Izawa, fechando a lista completa da GT500 em 2015.
|
Finalmente, acertaram a mão na pintura! |
Uma mudança notória na GT300, é a adesão da TeamUKYO, equipe até então dos campeões Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka ao SLS AMG GT3, que vai com o #0 e abandona o ótimo BMW Z4 GT3, sendo assim do mesmo páreo para aquela que brigou pelo título até o fim da última corrida no ano passado, a GAINER, que ao menos conseguiu ser campeã nas equipes.
|
Carro novo, pintura, nem tanto. A Hatsune Miku continua esbanjando o lado "Itasha" da força automorfística |
Aliás, falando em GAINER, uma SLS da equipe foi eliminada e dá lugar ao novíssimo GT-R GT3, e com carne nova, também: Katsumasa Chiyo, recentemente campeão das 12h de Bathusrt, e o épico macaense Andre Couto, que anda um pouco ofuscado. Na SLS, Bjorn Wirdheim e Katsuyuki Hiranaka foram mantidos. A Rn-Sports se desmembra da equipe e monta sua própria, com a SLS #111, que vai ser pilotada por Masayuki Ueda e Tsuruta Kazuya.
|
O novíssimo Lotus Evora da CarsTokaiDream28 |
As grandes novidades ficam por conta da CarsTokaiDream28, que traz exclusivamente um Lotus Evora adotado no "mother chassis", cujo este tipo de monocoque é universal para alguns carros construídos dentro do regulamento da JAF. O carro, que será conhecido como "Apple Lotus Evora", será guiado pelos mesmos pilotos do ano passado: Kazuho Takahashi e Hiroki Katoh.
Outro carro pertencente ao mother chassis, é o 86-GT. Visto ano passado na Tailândia, este ano, ao menos uma confirmou que participará com o modelo, sendo então da novíssima equipe UP GARAGE, que tem passagem de sucesso pelo D1GP e vai com suporte da Bandoh ne empreitada da GT300. Os pilotos ainda serão anunciados.
|
Não é o BRZ! É o novíssimo 86-GT "MC" |
Outra novidade que merece ser contemplada aqui no blog é a volta da Ferrari 458. A última vez que vimos uma destas no campeonato foi nas primeiras etapas de 2012. Para este ano, essa "mitada" fica por conta da Direction Racing, que por enquanto só confirmou Naoki Yokomizo. E mais um que está no embalo das novidades é a LM corsa, que além de alinhar dois carros dessa vez, um deles será o novo RC F das especificações GT3, sendo responsável pelo debut deste carro no automobilismo.
Com a ida de Lucas Ordonez pra GT500, a NDDP Racing fica ocupada por Kazuki Hoshino e Akira Makoto. A ARTA mantém o CR-Z GT e os mesmos pilotos de antes, e provavelmente será a única com o CR-Z GT, já que não consta a MUGEN na lista de inscritos – ainda. O restante ainda não anunciou seus respectivos carros e pilotos.
A SUPER GT BRASIL irá atualizar com o tempo até que todas as equipes apresentem seus programas completos.