sábado, 17 de maio de 2014

SUPER GT dá as caras em SUGO para testes antes de ir para Autopolis


Postagem com uma semana de atraso, desculpem! Fui informado dias depois...

Na semana passada, mais precisamente no dia 10 e no dia 11, ocorreu um teste oficial com os carros da SUPER GT, em Sportsland SUGO, quarto palco do campeonato esse ano, que recebeu nova pavimentação!

PRIMEIRO DIA

Os carros da GT500 estão quebrando os recordes por onde passam. A média obtida ano passado (que foi de 1 minuto e 14 segundos) foi quebrada por todos os carros no primeiro dia de testes. Numa sessão divida em duas, pela manhã e pela tarde, o melhor carro foi o #36 PETRONAS TOM'S RC F, com o tempo de 1'12.210, sob as mãos de Kazuki Nakajima. Tempo esse obtido pela manhã, onde foi constatado o domínio dos Lexus RC F. O melhor não-RC F é um Honda NSX (!), o #18 Weider Modulo obteve o quarto melhor tempo do dia. Os outros dois NSX (#100 RAYBRIG, #32 Epson) fecharam o top 10 da primeira sessão. Em contrapartida, os Nissan GT-R não demonstraram a mesma força de Fuji, o que deixaram nas últimas posições pela manhã.

A sessão pela tarde, iniciada às 14h45min do horário local, durou cerca de 2 horas e 10 minutos ao todo, contando com as sessões exclusivas de cada classe e das bandeiras vermelhas (que não foram poucas). A primeira, ocorrida pouco depois do inicio da segunda sessão, foi causada pelo #31 OGT PRIUS, que derramou óleo pela pista. Foram necessários 20 minutos de interrupção até que o carro e a pista fosse limpa. Mas não demorou para que outra bandeira vermelha fosse acionada, dessa vez pelo #46 MOLA GT-R de Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida, pouco antes do segunda curva da pista.

De forma impressionante, mais um acidente ocasiona bandeira vermelha, dessa vez pelo #4 HATSUNE MIKU Z4, vencedor das duas últimas etapas na GT300, na curva "SP". No mesmo local, foi o autor da volta mais rápida da manhã, o #36 PETRONAS, na qual estava ao volante o italiano James Rossiter.

Na segunda parte da sessão, os GT-R se tornaram figurinhas notórias e garantiram as quatro primeiras posições da GT500, sendo então líder o #23 da equipe oficial. Porém, apesar de serem os dominantes da sessão, não baixaram o melhor tempo do dia, que continuou sendo do PETRONAS RC F.

Na GT300, o autor da melhor volta foi o #61 SUBARU BRZ R&D SPORT, com o tempo de 1'18.811, reduzindo o recorde de um GT300 neste percurso em 1.5 segundos!

Antes do acidente que o tirará da sessão, a #4 BMW Z4 da GSR & TeamUKYO foi quem tentou impedir tal feito do BRZ, o que proporciona a esses dois carros serem os principais rivais na próxima etapa, em Autopolis.

SEGUNDO DIA


No segundo dia de testes, os carros da GT500 foram vistos com o pacote aerodinâmico conhecido como "low downforce, high drag", sempre usado em circuitos de alta, que é o caso de SUGO.

A melhor volta começou pelo #36 PETRONAS TOM'S RC F, antes acidentado, obtendo a marca de 1 minuto e 13 segundos.

Mas não demorou para as bandeiras vermelhas aparecerem. Num circuito recém reformado, houve uma primeira bandeira vermelha, sem ocorrido divulgado. A segunda foi causada pouco depois pelo #19 WedsSport RC F, que bateu na SP, a mesma onde o #36 e a #4 da GT300 bateram no dia anterior. A sessão foi suspensa por cinco minutos.

Depois da segunda bandeira vermelha, os GT500 começaram a baixar para a casa de 1 minuto e 12 segundos, como no dia anterior. Primeiro, foi o #1 ZENT CERUMO RC F, desbancado depois por outro RC F, o #39 da SARD. O #100 RAYBRIG NSX CONCEPT-GT conseguiu se manter na casa dos 1min e 12 secs, juntamente do #12 CALSONIC GT-R, do brasileiro João Paulo de Oliveira. Kazuki Nakajima colocou seu PETRONAS também nesta casa, mas não foi capaz de superar o tempo obtido por Oliver Jarvis, que fez 1'12.239.

O campeão da temporada passada, que tinha Kohei Hirate abordo, foi danificado também na SP, que ocasionou o fim da sessão pela manhã. Até aqui, o total de acidentes na curva SP foram quatro.

Pela tarde, o #36 PETRONAS foi guiado por Ryo Hirakawa, que novamente substitui Nakajima na próxima etapa, já que o filho de Satoru participará do Journeé Test de Le Mans pela Toyota. Hirakawa obteve um tempo de 1'12.616. Outro acidente na SP (dessa vez ocasionado pelo Epson NSX) interrompe a sessão por alguns minutos.

Após a intervenção da bandeira vermelha, Jarvis, do #39 DENSO KOBELCO RC F, consegue a marca de 1'12.599, seguido pelo PETRONAS RC F e esse, pelo #12 CALSONIC IMPUL GT-R. Mais um acidente interrompe a sessão das duas classes: o Honda CR-Z da ARTA bateu logo antes da última curva do circuito. Um total de sete minutos foi contabilizado até que a sessão voltasse a acontecer. Ninguém se machucou.

Depois desta intervenção, mais um acidente, na última curva do circuito, bateu o CALSONIC, com Hironobu Yasuda ao volante. Yasuda saiu sozinho do carro, mas mesmo assim foi levado até o centro médico por uma ambulância. O azulão ficou completamente danificado por conta do acidente.

A sessão pra GT500 terminou com o tempo do DENSO sendo o melhor do dia inteiro.

Na GT300, o #31 OGT PRIUS conseguiu um setting perfeito capaz de deixá-lo com a melhor marca da classe na sessão, com 1'19.711. O BRZ tentou, mas acabou com a segunda melhor marca, sendo seguido pela HATSUNE Z4.


A próxima etapa será em Autopolis, no dia 1 de julho. É previsto uma grande batalha entre os Lexus RC F na GT500 (que lutam pelo desbanque do GT-R na última corrida) e um tri battle do BRZ x PRIUS x Z4. Mas tudo pode acontecer até lá! Fiquemos na expectativa. 

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