"Não abrir antes de 2015", a mensagem inicial desse banner. A Nissan Motorsports (NISMO) está prestes a anunciar, finalmente, seu novo projeto LMP1 para o Mundial de Endurance (WEC), o principal campeonato de endurance do mundo, incluindo no calendário as 24 Horas de Le Mans.
O dia escolhido foi uma sexta-feira, 23 próximo, em referência ao seu próprio nome – na qual o romanji de "vinte e três" é pronunciado "ni-san". A conferência será em um bar localizado em Londres e terá a participação de nomes importantes da marca, como Andy Palmer, diretor de Planeamento e vice-presidente executivo da Nissan, Shoichi Miyatani, diretor da NISMO, Darren Cox, director global da NISMO para a imagem, marketing e vendas, além de grandes pilotos oficiais de fábrica.
Render do provável estudo de LMP1 da Nissan que está sendo circulado por aí. |
Não é de hoje que a Nissan está interessada no Mundial e nas 24 Horas de Le Mans, até pouco tempo ela entrou como fornecedora de motores para a maioria das equipes da LMP2, se ofereceu em ser parceira de desenvolvimento do hors concours de 2012, o DeltaWing e. hoje, traz seu concorrente direto para a competição: o ZEOD RC. Sem falar que ela está a cada ano formando pilotos anteriormente virtuais no Gran Turismo, graças ao GT Academy.
O ZEOD RC é um protótipo elétrico com um motor três cilindros de 1.5L, com capacidade de chegar aos 400hp de potência. E o motor pesa, apenas, 40kg! O carro irá correr este ano as 24 Horas de Le Mans na vaga denominada "Garage 56", que é destinada aos projetos inovadores do endurance. Os pilotos escalados para guiar o protótipo foram a lenda Satoshi Motoyama e os dois graduados do GT Academy: Wolfgang Reip e Lucas Ordonez!
O regulamento inovador da LMP1 está encorajando outras marcas que já passaram pela clássica prova de 24 horas a voltar para lá, mas, por enquanto, a Nissan foi a única que verdadeiramente veio anunciar publicamente, de forma oficial, seu retorno. O WEC e o automobilismo agradecem a volta da Nissan na principal classe do endurance!
A Nissan participou de Le Mans de 1986 à 1999 de forma ininterrupta, quase venceu Le Mans – em 1998, com o R390 GT1 e é uma das montadoras japonesas mais prestigiadas da corrida anual. Ganhou entrada automática em 2000 ao vencer uma corrida promocional da ACO e JAF em Fuji, mas não foi à Le Mans por causa da crise que a montadora passava.
Erroneamente consideram o R390 o último protótipo que a Nissan utilizou para a clássica prova francesa. Mas na verdade, o último protótipo da Nissan que percorreu pelos arredores de La Sarthe foi esse aí de baixo, o R391. E já fazem 15 anos desde então...
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