Após uma nova reunião envolvendo a organização do Deustche Tourenwagen Masters (DTM), o ITR, e a GT Association (GT-A) e os demais principais envolvidos nos dois campeonatos, foi acertado um acordo da junção de classes das duas categorias.
Durante a conferência, foi relatado que os carros passarão a ter o mesmo tipo de motor, um 4 cilindros em linha que pode chegar aos 600cv (adeus, GT500), silhueta similar e uma série de melhorias envolvendo segurança e praticidade, além da negociação do fornecimento de pneus e o uso de DRS. A classe unindo os dois campeonatos poderá se chamar "Class One", ou Class-1.
Hans Werner Aufrecht, o principal nome do ITR, disse que "o acordo entre as principais fabricantes de automóveis da Alemanha e do Japão são um marco importante para o caminho de uma união a nível global implementado através de um regulamento único." Ainda acrescenta: "O fabricante poderá optar por correr em Suzuka, depois, Nurburgring ou Daytona. É uma nova possibilidade de marketing para as montadoras."
Confirmado em 2012, o DTM e a SUPER GT firmaram um acordo que poderia resultar em um regulamento único para os dois campeonatos nos próximos anos. Para surtir efeito, neste ano, os carros da GT500 passaram a ter o mesmo tipo de carroceria que é visto no campeonato alemão, mas as especificações técnicas ainda são próprias nos dois campeonatos. A intenção desde o acordo é unificar as possibilidades de executar a classe em diversos campeonatos do mundo.
Além da GT-A e do ITR, está envolvido no procedimento, também, o IMSA, que atualmente dirige o TUDOR United Sportscar Championship, resultado da junção do Grand-Am com a American Le Mans Series.
Fonte: TouringCarTimes
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