sexta-feira, 2 de maio de 2014

Um pouco sobre o Round 1 em Okayama


Tá certo que passaram-se quase um mês que essa corrida foi realizada, mas acho imponente não menciona-la aqui no blog, mesmo sendo fundado há um dia atrás. Na madrugada de 6 de abril de 2014 (horário de Brasília), foi realizada aquela que seria a primeira de muitas corridas da Super GT "com cara de DTM". Numa prova que teve como o melhor lugar do grid para o #6 ENEOS SUSTINA RC-F do Team LeMans, quem riu por último foi o #37 KeePer TOM'S RC-F.

O #37 da TOM'S – que alinha dois carros depois de muito tempo – venceu uma corrida ameaçada pela chuva, que acabou vindo aos poucos como garoa, mas deu trégua. O #12 CALSONIC IMPUL GT-R, na qual corre o brazuka João Paulo de Oliveira, o famoso "JP", em parceria com o japonês Hironobu Yasuda, foi segundo lugar no qualify, mas acabou não sendo superado pelo ENEOS, como também pelo KeePer, ficando então com o terceiro lugar. Um bom começo para o JP Oliveira, visto que perdeu todas as chances de ser campeão com a IMPUL na reta final do campeonato em 2013.


Uma vez que o CALSONIC tentava batalhar contra os Lexus RC-F pela ponta, outro GT-R – o #46 S Road MOLA GT-R de Motoyama/Yanagida, também tentou, superando o #12 logo nas primeiras voltas e herdando seu segundo lugar, mas gradativamente o ENEOS RC-F se distanciava, deixando diferenças absurdas de 6.6 segundos. O futuro vencedor da prova estava lá atrás, já na terceira posição. O S Road MOLA foi superado pelo CALSONIC na volta 21, e percebendo que a pista ficava arisca, parou na volta 23 colocando compostos de chuva. Deu tudo errado, praticamente, já que a garoa parou poucos minutos depois. 

DESGRAÇA TOTAL:  TEAM LEMANS - A CAIXA

Na volta 30 era percebível uma longa batalha pelo primeiro lugar entre os dois Lexus RC-F. Na volta 36, o KeePer RC-F parou para troca de compostos e de piloto: sai Andrea Caldarelli e entra Daisuke Ito. Na volta seguinte, é a vez do ENEOS, saindo Kazuya Oshima e entrando Yuji Kunimoto. Alguns carros mais a frente tentaram insistir nas primeiras posições enquanto os dois Lexus recuperavam suas posições. Rapidamente a diferença entre eles sumiu, mas, na volta 55, a briga pela vitória do Team LeMans acabou.


Acabou, pois nesta volta, o carro sofreu problemas na caixa de transmissão, impedindo que houvessem trocas de marcha. Sendo Kunimoto incapaz de segurar a primeira posição, restou ao piloto assistir Ito passando e assumindo a primeira posição com folga. A marcha, pouco depois, volta a funcionar e o ENEOS RC-F volta a andar normalmente, mas, agora ameaçado pelo CALSONIC GT-R, pelo #39 DENSO KOBELCO RC-F e pelo #18 Weider NSX-CONCEPT GT, que vinha em respectivas terceira, quarta e quinta posição. Somente os retardatários poderiam favorecê-lo de se aproximar do KeePer RC-F e tentar recuperar sua primeira colocação.

O final da corrida foi basicamente esse. O Lexus RC-F começa a temporada de 2014 da Super GT comandando as duas primeiras posições desbancando GT-R e NSX. Ah... o NSX.

MAYBE NEXT TIME: NSX CONCEPT-GT


Apesar do grid ter terminado misturado, com certeza esse não foi um bom começo de temporada para os NSX. Os únicos carros da GT500 a serem provenientes de sistemas híbridos sofreram com a hierarquia do Lexus RC-F e de alguns Nissan GT-R. O melhor NSX foi o #18 da equipe oficial da DOME, o Weider NSX, que terminou na quinta colocação. Os outros NSX figuraram-se nas respectivas sexta, oitava, nona e última colocação. Veremos o que acontece em Fuji.

GT300


A doce GT300, que hoje mistura os carros FIA-GT3 com os originais JAF-GT, teve como felizarda a GOODSMILE RACING/TeamUKYO, na qual o chefe é o lendário Ukyo Katayama (!), a famosa #4 Hatsune Miku Z4 de N.O.B (Nobuteru Taniguchi) e Tatsuya Kataoka conseguiu então superar o #31 OGT Panasonic PRIUS, que até então abandonariam logo depois.

Nada estava decidido até então lembrar-se da GAINER, que venceu em Okayama de forma consecutiva as temporadas de 2012 e 2013 com sua SLS AMG GT3. O foco era tão grande que o carro, guiado por Bjorn Wirdheim, partindo da sexta posição no grid, conseguiu tirar a diferença do primeiro colocado a partir da volta 20 e enfim superá-lo logo depois. Mas não foi fácil, Wirdheim foi perseguido por Kataoka nas próximas 15 voltas da corrida.

DESGRAÇA TOTAL: GAINER - PNEUS


E como aconteceu com o RC-F do Team LeMans, aconteceu também com a Gainer. Um furo no pneu traseiro da #11 GAINER DIXCEL SLS fez com que ela caísse repentinamente até chegar na 13ª posição, deixando a primeira posição para a Hatsune com folga.

Com a SLS fora de cena (até o momento), entrou no lugar a Studie Z4 – que até ano passado era associada a própria GSR/TeamUKYO. Essa Z4 têm como pilotos o vencedor das 24 Horas de Le Mans Seiji Ara (que foi rebaixado esse ano para a GT300) e Jörg Müller (piloto proveniente das atividades da BMW no turismo mundial). Quando o carro foi passado para Taniguchi, não houve quem pudesse superá-lo e conseguiu trazer a Z4 GT3 "itasha" para a vitória, mas nem tanto – a diferença da Hatsune para a Studie, no final, foi de apenas 329 milésimos!

A SLS conseguiu recuperar suas posições ao longo da corrida e terminou-a em terceiro lugar (!). O GT-R GT3 da NDDP Racing, uma equipe que faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos e está também associada ao GT Academy do Gran Turismo, teve seu quarto lugar garantido graças ao belo trabalho de Lucas Ordonez como piloto estreante full-season nesse campeonato.

A BMW marca mais uma vez a história na Super GT. Depois de ser fornecedora do primeiro motor ocidental do mundo a ganhar um campeonato na GT500, desta vez faz sua primeira dobradinha na história da categoria, pela classe GT300. Não faltou champanhe para a turma bávara, que alinha, na temporada inteira, três Z4 GT3.

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