quarta-feira, 28 de maio de 2014

Shinichi Yamaji (1964 – 2014)

Há algumas semanas atrás tinha escrito um post retro sobre um acidente catastrófico da era JGTC, que foi protagonizado por Tetsuya Ota em chamas dentro de sua Ferrari F355. Enfim, fui pego de surpresa ontem, quando soube que Shinichi Yamaji, o herói do horrível acidente de Tetsuya Ota em 1998 do JGTC, faleceu.

Shinichi era concorrente de Ota na classe GT300, à época, ele corria pela RE-Amemiya, mas isso não impediu de que ele ignorasse uma vida, que naquela situação, estava por um fio. No Fuji Speedway, enquanto os outros não sabiam da gravidade do acidente e desviaram seus carros da bola em chamas, ele parou o seu rotary logo à frente do rival e prestou socorro, apagando as chamas com um extintor disponível ao lado da mureta e retirou os cintos para que ele saísse imediatamente, tudo antes dos lentos marshals (fiscais de prova).



É justamente por esse fato que ele é lembrado por todos associados ao campeonato e, ao automobilismo, no geral. Apesar de não ser conhecido fora do Japão, foi considerado um dos pilotos eficazes no turismo. Ele foi piloto regular da (já citada) RE-Amemiya, Team TAISAN, TOM'S na JGTC/SUPER GT e, digo, não são poucos os ótimos resultados. Ele também teve uma participação nas 24 Horas de Le Mans, em 2006.

Além de piloto e jornalista, ele sempre esteve envolvido também em nome da segurança do automobilismo. Nos últimos anos, ele contraiu uma doença grave (não informada), piorando sua situação no dia 25 deste mês, na qual deu entrada em um hospital de Chiba, mas que acabou em morte, no dia 26. 

Yamaji era amado por muitos pilotos como profissional e pessoa. É com sujeitos assim que se aprende que ganhar é bom, ótimo... Mas, competição de forma saudável, ajudando em uma situação difícil, como o ocorrido há 16 anos atrás, é bem melhor. 

E o automobilismo japonês perde uma figuraça, ainda jovem, aos 50 anos. Prestamos condolência aos familiares e amigos de Yamaji. Saudações a ele por ter existido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário