domingo, 5 de outubro de 2014

Nissan GT-R de JP faz corrida perfeita, mas Lexus RC F da TOM'S vence na Tailândia

Bom dia a todos. Mesclei a madrugada entre a Fórmula 1 e a nossa SUPER GT dessa vez. Apesar do ocorrido na categoria máxima, tivemos uma boa corrida e uma ótima estreia do Buriram (Chang) Circuit no principal campeonato de turismo do Japão, disputados em torno de 300 km (66 voltas) e com muitas disputas para testemunhar.

O Lexus RC F tirou a chance da Nissan em fechar a corrida no top 3. Dos quatro modelos partindo lá de trás, após o stint tardio da primeira parada nos boxes, se deu melhor o #37 KeePer TOM'S RC F, de Andrea Caldarelli/Daisuke Ito, saltando do meio do grid para primeiro na GT500, porém, ao decorrer da prova, foi superado pelo irmão #36 PETRONAS TOM'S RC F, de Kazuki Nakajima e James Rossiter, que acabaram vencedores da primeira corrida da SUPER GT na Tailândia. 

Com um desempenho invejável, os Nissan GT-R se esforçaram até onde deu. O #24 D'station ADVAN GT-R, da equipe de Masahiko Kondo, após uma bela perseguição pelo primeiro lugar com o #46 S Road MOLA e mais tarde uma travada batalha pela melhor colocação após o stint da troca de pneus e abastecimento com o #23 MOTUL AUTECH, foi o melhor classificado e conseguiu chegar na sua posição original, em segundo. "Nós fechamos em segundo lugar graças ao grande desempenho de Daiki Sasaki. Se tivesse mais 2 voltas para acabar a corrida, com toda certeza nós venceríamos", comentou Michael Krumm no Twitter, em resposta a o desempenho do GT-R #24, que ficou à menos de 2 segundos do Lexus RC F vencedor.
João Paulo de Oliveira e seu companheiro de equipe, Hironobu Yasuda, não vão esquecer desta corrida tão cedo. Os pilotos da IMPUL largaram na distante 10ª posição e após um toque, foram parar na 15ª, mas, com o ótimo trabalho dos dois (em especial ao arrojo de JP Oliveira, admirado também pelos comentaristas da J Sports durante a transmissão), fez com que o #12 CALSONIC IMPUL GT-R fizesse a melhor recuperação de todos os GT-R GT500 presentes na corrida. Bom terceiro lugar para eles.

Quem ficou devendo expectativas na corrida, obviamente, foram os outros dois GT-R: o da NISMO e o da MOLA. O que aconteceu com os dois? Bem... o pole position (#46 S Road MOLA), estava invicto na primeira colocação da classe, mas após a parada nos pits, foi pegue no gatilho pelos dois Lexus RC F da TOM'S. Um erro cometido por Masataka Yanagida em um trecho do circuito fez com que o assoalho do carro fosse danificado, forçando o carro a abandonar a corrida e por fim a uma grande chance de vitória. O GT-R da NISMO, pilotado por Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda, antes do resultado final eram líderes no campeonato, mas foi duramente prejudicado com um drivethrough penalty, aplicado após o mesmo ter cometido uma rodada evitável com a #11 GAINER SLS da GT300. O MOTUL AUTECH GT-R terminou em 10°.

PÉSSIMO FIM DE CORRIDA DOS HONDA NSX CONCEPT-GT
Diferente do que vinha acontecendo nas três últimas corridas, infelizmente, os Honda NSX CONCEPT-GT não se saíram bem na prova e foram completamente nocauteados pela Nissan e Lexus. O #32 Epson NSX foi prejudicado após ter escapado da pista devido a falta de espaço. O #17 KEIHIN NSX foi o próximo, prejudicado com avarias por outro NSX (#100 RAYBRIG) quando disputava o sexto lugar com o #19 Wedssport RC F e #18 Weider NSX. De início de prova, o melhor foi o ARTA, mas acabou sofrendo um furo de pneu traseiro-esquerdo que acabou avariando o carro, acabando com as chances de pódio. Dois abandonos e a melhor colocação é do NSX da DOME, quinto lugar.
Enquanto que na GT300, após uma ótima consistência da NDDP, de Masahiro Hasemi, conseguiu vencer a prova tailandesa com seu GT-R GT3, que fora comandado pela tailandesa i-Mobile AAS, que foi de Porsche 911 GT3R, mas terminou no fundo do grid. Lucas Ordonez conseguiu levar o GT-R GT3 #3 a vitória, a primeira de sua carreira na SUPER GT. Parte de um sonho realizado de um cara que há pouquíssimo tempo atrás, era como nós, amantes do simulador Gran Turismo, apenas um mero estudante e jogador virtual. Ele agradece especialmente a Nissan e a equipe pela oportunidade.

As duas BMW mais bem colocadas da GT300 terminaram respectivamente em segundo e terceiro lugar. A Studie Z4 de Seiji Ara e Jorg Muller ficou a apenas 700 centésimos do #3 B-MAX GT-R GT3. Enquanto que a #4 Hatsune Miku Z4 de Nobuteru "N.O.B." Taniguchi e Tatsuya Kataoka terminou em terceiro, ampliando ainda mais sua liderança no ranking de pilotos e equipes.

O primeiro Toyota M101-86 a correr na SUPER GT (chamado de #194 arto-MC86) não teve uma boa estreia. O novo carro da equipe local, de suporte da Toyota, ficou apenas em 19° lugar. Seu irmão, cujo compartilha plataforma nas ruas (leia-se SUBARU BRZ R&D SPORT), terminou numa modesta sétima colocação.
Com os resultados dessa prova, a GT500 possui um novo líder no ranking de pilotos: James Rossiter, sozinho devido ao seu companheiro Kazuki Nakajima assumir compromissos com a Toyota Racing no WEC, uma vez que uma prova do campeonato pegava o mesmo dia de uma prova da SGT, está com 67 pontos. Como o outro RC F da TOM'S terminou em quarto, Andrea Caldarelli e Daisuke Ito continuam na segunda colocação com 64. A NISMO cai pra terceiro com 61 e a turma da IMPUL fecha em quarto com 60 pontos. Portanto, João Paulo de Oliveira tem nas mãos a chance de dar ao Brasil, pela primeira vez, um título no campeonato de turismo japonês mais conhecido do mundo.

Os pilotos do campeonato também estão demonstrando apoio a Jules Bianchi, que ofuscou o resultado do GP de Suzuka da Fórmula 1 e deixa a comunidade automobilistica preocupada com sua situação. Informações constam que ele está sendo operado. Em nome da SUPER GT BRASIL, dou meus votos (maldita eleição presidencial) ao francês da Marussia se recuperar o mais rápido possível. Just keep fighting, você ainda é novo.

RANKING DE PILOTOS - GT500 - GT300
RANKING DE EQUIPES - GT500 - GT300

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