domingo, 16 de novembro de 2014

Final fantástica em Motegi termina com NISMO, GAINER, Taniguchi e Kataoka campeões apertados em suas classes

Mais uma temporada chegou ao fim... A SUPER GT proporcionou mais uma daquelas que valeu a pena acompanhar detalhe por detalhe, volta por volta e carro por carro. Guardemos o resto dessas palavras para o fim do post, pois estou aqui para falar desta final empolgante em Motegi.

Pela sétima vez na história, a NISMO se tornou campeã na GT500. Uma performance invejável da equipe, que trabalhou duro desde o começo da temporada, que teve altos e baixos assim como todas as concorrentes. Apesar disso, na última corrida da temporada, a dupla Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda administraram a corrida de forma sossegada, uma vez que partiram da pole position e se distanciaram de uma forma considerável rapidamente, deixando pra traz a MOLA, com seu #46 S Road MOLA GT-R trabalhando para "segurar" o pelotão. 

O #18 Weider Modulo NSX de Naoki Yamamoto proporcionou uma grande batalha pelo segundo lugar contra Masataka Yanagida, do MOLA GT-R, que se estendeu até a troca de pneus. Quando Yamamoto parou para trocar seus pneus e cedeu lugar para Takuya Izawa (que substituiu Frederic Makowiecki nesta corrida, que está a serviço da Porsche Team Manthey no WEC), o piloto se atrapalhou ao tentar ligar o carro, perdendo um bom tempo nos boxes. No entanto, o GT-R #46 sofreu uma stop and go de 10 segundos minutos antes, beneficiando a DOME com seu NSX CONCEPT-GT, mas com a missão de cumprir um dever eminente de ultrapassar o #24 D'station ADVAN GT-R e o #19 WedsSport ADVAN RC F, resultando em um pega daqueles! O resultado final acabou sendo um merecido terceiro lugar e a garantia de Naoki Yamamoto terminar bem na colocação dos pilotos.
O melhor pega da GT500 foi proporcionado por esses três
Apesar do sossego da NISMO, a coisa ficou mais tensa na parte final da corrida, faltando poucas voltas para acabar, a TOM'S já tinha o seu #37 KeePer TOM'S RC F (que partiu da 13ª posição) em terceiro! O #23 MOTUL AUTECH GT-R foi o penúltimo dos GT500 a trocar de pneus e, devido a isso – e ao fato das baixas na corrida, a diferença começou a abaixar quando Juichi Wakisaka (#19 WedsSport RC F) parou para troca. Com o #37 KeePer RC F em segundo, a pontuação subiu para 79 contra 81 da dupla do MOTUL GT-R. Bastava um erro da NISMO para que tudo desse errado.

Mas isso não aconteceu, e de uma forma apertadíssima – provando, mais uma vez, que vencer este campeonato é muito difícil – a NISMO levou os dois títulos na GT500: de pilotos e de equipes. Recorde absoluto de campeonatos na história da equipe, que ano que vem estende seu programa para o endurance, com o "GT-R LM NISMO". 

Titulo brasileiro ficará pra próxima...
Os torcedores, brasileiros ou não, jamais esperavam por este acontecimento. João Paulo de Oliveira praticamente jogou fora sua chance de ser campeão pela primeira vez no campeonato – e de dar à IMPUL uma quebra de jejum que dura 19 anos. Na primeira volta, o brasileiro forçou passagem na 60R (7ª curva) contra James Rossiter, no #36 PETRONAS TOM'S RC F e acabou levando a pior: foi "traseirado" pelo Lexus e entrou de cara na caixa de brita, facilmente parando na penúltima colocação. Para piorar, o carro sofreu um drivethrough penalty e na troca, foi chamado pelos fiscais para uma vistoria, perdendo tempo suficiente para dar adeus as chances de um título, que vai ficar para o ano que vem, ou para as próximas temporadas. O #12 CALSONIC IMPUL GT-R teve um fim esquecível na 13ª colocação, na frente de dois NSX CONCEPT-GT acidentados. Rossiter, apesar do toque, conseguiu levar o carro onde pode e entregou seu carro para Kazuki Nakajima logo após a parada, terminando assim na 10ª posição.
Conquista dupla na GT300. Além da dupla drifter (pelo fato dos dois correrem na D1GP) Nobuteru Taniguchi e Tatsuya Kataoka terem conquistado o título de pilotos, a GAINER saiu vencedora da corrida com Katsuyuki Hiranaka e Bjorn Wirdheim, terminando em empate nos pilotos. Mas a #4 Hatsune Miku Z4 possui duas vitórias contra uma da #11 SLS. Apesar disso, a GAINER conquistou o título de equipes na classe, com uma diferença de um ponto contra a GSR & TeamUKYO!

Não foi uma corrida fácil, especialmente para os drifters da Hatsune Z4, que tiveram que ralar para buscar a SLS e o PRIUS, que largaram na primeira e segunda posição. Por vez a Z4 de Kataoka foi melhor e acabou assumindo a segunda posição, resultando em um pega que durou várias voltas. O pega terminou quando o #30 OGT Panasonic PRIUS resolveu parar para fazer a troca, mas logo a Z4 tinha que escapar de mais um: a outra SLS da GAINER, a #10 Rn-SPORTS. 
Mas a surpresa da corrida acabou sendo o único Audi R8 inscrito no campeonato, pela Hitotsuyama Racing, que tem histórico com a McLaren F1 GTR no passado. Richard Lyons veio "quietinho" na nona posição, beneficiado após as paradas até chegar em quarto e, por fim, perseguir a Hatsune Z4, que tinha acabado de perder a segunda posição para a SLS #10. Quando menos esperasse, o Audi R8 já estava na cola dos dois, formando o trio alemão que disputa rivalidade mundial: Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Tatsuya Kataoka acabou superado pelo Audi R8 da Hitotsuyama Racing, mas Nobuteru Taniguchi assumiu seu lugar na troca e conseguiu recuperar a segunda posição, mas de forma muito apertada, uma vez que o Audi R8 estava mais rápido. A experiência e o arrojo de N.O.B. acabou sendo crucial e o piloto deu a si mesmo o bi-campeonato entre os pilotos e o primeiro título de Tatsuya Kataoka no campeonato. A GAINER, com a #11 DIXCEL SLS, leva o título de equipes com gosto, depois de muito esforço nos últimos anos.





RESULTADO - GT500 / GT300
RANKING DE EQUIPES - GT500 / GT300
RANKING DE PILOTOS - GT500 / GT300

Gostaria de agradecer a todos (mesmo sendo poucos) que acompanharam a temporada 2014 da SUPER GT através deste blog. Foi a minha primeira temporada da SGT acompanhando de ponta-a-ponta trazendo todas as informações aos interessados. Não sou profissional da área, e nem quero ser. Faço isso por consideração que tenho a mim e aos leitores que me respeitam. É difícil coincidir data e tempo, mas faço um esforço para traduzir tudo para o publico brasileiro e gostaria de continuar fazendo isso na próxima temporada, desta vez in loco! Lembrando que o blog aborda não só SUPER GT, mas outros contextos do automobilismo japonês! Muitas novidades estão por vir. Espero que continuem acompanhando as postagens da SUPER GT BRASIL, via fan page do Facebook e principalmente aqui. Obrigado a todos! E daqui a pouco tem post novo! :)

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